Município

 

Antônio Almeida é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se a uma latitude 07º13'09" sul e a uma longitude 44º11'51" oeste, estando a uma altitude de 240 metros. Sua população estimada em 2017 é de 4.265 habitantes. Possui uma área de 604,58 km².

As terras de Antônio Almeida foram desbravadas por Agostinho de Freitas Varão que, por volta de 1940, adquiriu de Raimundo Vertunes da Rocha, uma gleba situada na data Urucu, onde instalou a Fazenda Valparaíso, plantou cana-de-açúcar e montou um engenho para a fabricação de rapadura e aguardente de cana.

Em 1948, Agostinho de Freitas Varão doou um hectare ao estado do Piauí para a construção de um Grupo Escolar, que funcionou a partir do ano seguinte.

O rápido desenvolvimento da povoação foi atribuído aos primeiros comerciantes de Antônio Almeida: Martinho Gomes dos Santos e Vítor Vertunes da Rocha. Liderados pelo deputado estadual João Clímaco d'Almeida, os comerciantes Gervásio Gonçalves Guimarães, Raimundo Alves de Carvalho e Antônio da Silva Ribeiro promoveram a criação do município, o que ocorreu graças à Lei Estadual nº 2.514 sancionada em 2 de dezembro de 1963 pelo governador Petrônio Portela. Instalado em 21 de março de 1964, passou a ser o 98º município do estado do Piauí.[5] Seu topônimo foi dado em homenagem a um influente político da região.

Gentílico: antônio-almeidense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Antônio Almeida, pela lei estadual nº 2514, de 02-12-1963, desmembrado do Guadalupe. Sede no atual distrito de Antônio Almeida ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 21-03-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

 

 

Geografia

Com uma latitude 07º13'09" sul e a uma longitude 44º11'51" oeste, estando a uma altitude de 240 metros, Antônio Almeida ao norte limita-se com o município de Marcos Parente, ao nordeste com Landri Sales ao sul com Uruçuí e ao oeste Porto Alegre do Piauí e Rio Parnaíba, sendo que o Rio Parnaíba não banha a sede, somente interiores deste município. O Período chuvoso ocorre entre dezembro a maio. Nos meses de junho e julho a noite na cidade o clima é bastante agradável, chega a fazer cerca de 20 °C. Sendo que a cidade é quente a maior parte do ano.

 

Relevo

A cidade a maior parte é localizada em um vão, cercada de depressões (morros). Merecendo destaque o morro onde situa a única rádio legalizada da cidade, que entrou em funcionamento há quase 10 anos. O único bairro da cidade é afastado da cidade por um paredão que da acesso ao bairro Ouro Preto, fundado em 1997, possuindo mais de mil habitantes.

 

Hidrografia

Antônio Almeida é banhada pelo Rio Parnaíba, sendo a única cidade que é cortada pelo Rio, e que sua sede não é banhada pelo Rio Parnaíba, sendo que fica mais de 20 km da sede.

 

Vegetação

O município de Antônio Almeida é situa-se no sudoeste piauiense, onde predomina a vegetação de cerrados, nessa vegetação as arvores com troncos brancos e retorcidos e solo pedregoso, como também mata de cocais, onde encontramos o babaçu, a carnaúba, o buriti, Catolé, tucum, macaúba e muitas outras arvores de grande porte como a Fava Danta, nome conhecido pela região, é que é destinada a fabricação de ração para bovinos e caprinos. Sendo assim uma região rica e vasta, tanto na flora, como na fauna.

 

Economia

Antônio Almeida se destaca na produção de calcário dolomítico, espécie de calcário de origem marinha, sendo que a cidade conta com 02 MINACAL E GRAÚNA, usinas em funcionamento, alavancando a economia deste município.

 

Turismo

A cidade conta com sítios arqueológicos, situado na Feira do letreiro, um Museu agradabilíssimo para a visita do turista, que retrata a história dos ancestrais da cidade. A cidade também conta com banhos de 03 cachoeiras em épocas de chuva, sendo uma com mais de 05 metros de altura. No período de 17 a 26 de julho acontece na cidade o festejo de NOSSA SENHORA SANT'ANA. Um dos períodos em que a cidade recebe muitos visitantes de várias partes do Brasil