Saúde de Antônio Almeida inicia encoleiramento contra Leishmaniose em cães com idade a partir de 3 meses.

Executando projeto do Ministério da Saúde, a prefeitura de Antônio Almeida, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na manhã desta segunda-feira, 27, o encoleiramento de cães com idade a partir de 3 meses, o intuito é prevenir a Leishmaniose Visceral Canina. As coleiras à base de deltametrina 4%, colocadas nos animais, repelem a aproximação do mosquito transmissor da Leishmaniose.

Os primeiros bairros a serem atendidos é o Bairro Planalto Paraíso. Posteriormente será ampliado para mais de 1000 cães do município. “O município tem até seis meses para colocar as coleiras, que precisam ser trocadas em período igual, ou seja, seis meses, quando as equipes estarão retornando de casa em casa para fazer a troca”, pontuou a Secretária Jamilla Martins.

Um morador do bairro ressaltou a importância da população receber os Agentes de Combate a Endemias (ACE) em suas residências, para a realização do encoleiramento dos cães. “Esses profissionais estão atuando para proteger nossos animais, e em consequência, a nossa saúde, pois com os animais saudáveis o calazar deixa de circular e as pessoas não ficam doentes. Além disso, as coleiras são grátis, então o que temos que fazer é colaborar recebendo os ACE's”, enfatizou.